Eventos

Festival de Cinema de Triunfo

Triunfo se torna a capital do cinema nacional no mês de agosto. Neste período acontece o Festival de Cinema de Triunfo que é realizado desde 2008 e é considerado um dos festivais mais charmosos do País. Na disputa pelo Troféu Caretas, a competição aglomera longas e curtas-metragens.
 
As sessões acontecem no Cine Teatro Guarany o qual se torna o centro das atenções, recebendo artistas consagrados pela sua contribuição ao audiovisual pernambucano, que são homenageados com o Troféu Caretas. O Guarany, principal cartão postal da cidade localizado no centro de Triunfo, é um dos cinemas mais antigos do Estado, inaugurado em 1922.
 
A lista de filmes exibida no festival traça um panorama da atual produção audiovisual brasileira. São obras de todos os estados do País e internacionais que integram a programação do evento, lançando ao mercado filmes de curta e longas-metragens.
 
Desde sua primeira edição, o Festival de Cinema de Triunfo também caracteriza-se por promover a integração de cineclubistas, realizadores e militantes da cultura de vários estados do País, com a promoção de debates e atividades de formação. Através das oficinas voltadas para realizadores, professores da região e o público em geral é dada a oportunidade de exercitar o olhar sobre a prática na perspectiva do crescimento e difusão do setor.
 
Em sua programação é realizado o Seminário “Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste”. A iniciativa reúne representantes do segmento audiovisual de todo o País para discutir políticas públicas para o setor no Nordeste e ações para fomentar o audiovisual na região e no Brasil. O festival abriga também o Encontro de Cineclubes de Pernambuco.