Triunfo

A Região

Os moradores do sertão do Pajeú conviveram com bandos nômades de cangaceiros até o final da década de 30. Mesmo depois de tanto tempo, a curiosidade pelos cangaceiros permanece viva e serve de estímulo ao turismo pelo interior de Pernambuco. Denominada Rota do Cangaço e Lampião, o produto turístico engloba os municípios de Triunfo, Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Belmonte.

Os engenhos de rapadura, os poetas, as inscrições rupestres e a cratera do meteoro, a ovinocaprinocultura, o clima, a gastronomia, a caatinga e a história do cangaço são só alguns dos atrativos. A Rota do Cangaço valoriza a cultura e o povo local. Serve de estímulo ao desenvolvimento regional a partir de um produto turístico novo capaz de provocar no turista uma imersão em experiências únicas, de vários sabores e emoções.

E cada município guarda ainda encantos especiais, como a charmosa estação climática de Triunfo, com seus velhos muros de pedra, um secular conjunto arquitetônico em volta do Lago João Barbosa e o Museu do Cangaço. Em Serra Talhada, destaque é para o sitio passagem das pedras, onde nasceu Lampião, em São José do Belmonte, a grande atração é o sitio histórico da Pedra do Reino, e por ultimo Santa Cruz da Baixa Verde a dica é visitar a cratera da panela.