Notícias

Sábado, 18 de Janeiro de 2014

Triunfo recebe oficina de capacitação para o edital Funcultura Independente 2013/2014

Oficinas vão acontecer nos próximos dias 22 e 23 de janeiro.

Para difundir o edital e capacitar sobre elaboração de projetos culturais, a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (SECULT-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (FUNDARPE) com apoio da SETUR (Triunfo) realizam,  nos dias 22 e 23 de janeiro, oficina de capacitação para o Edital do Funcultura Independente 2013/2014. A participação nas oficinas é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificados. 

A Capacitação tem como objetivo qualificar artistas, produtores e agentes culturais para a elaboração de projetos nas seguintes áreas: dança; circo; teatro; ópera; fotografia; literatura; música; artes plásticas, gráficas e congêneres; cultura popular e tradicional; artesanato; patrimônio; artes integradas; gastronomia; pesquisa cultural; formação e capacitação. O edital Funcultura Independente 2013/2014 destinará um total de R$ 22 milhões para a cadeia produtiva da cultura em Pernambuco, por meio do incentivo direto a projetos. O edital foi lançado no dia 18 de dezembro de 2013.  As inscrições de projetos poderão ser feitas de 10 de fevereiro a 17 de março de 2014. Acesse o edital no LINK

A oficina abordará desde os fundamentos da legislação e do funcionamento do Funcultura até a elaboração de projetos, dando destaque as novidades do edital 2013 / 2014. Para serem submetidos ao Funcultura, os projetos devem ser formatados dentro das categorias e linhas de ação previstas no edital de convocação. O objetivo é estimular que mais artistas e produtores culturais inscrevam projetos no edital, principalmente aqueles que não residem na capital do Estado.

"As oficinas a cada ano contribuem para a formação e a consolidação de redes de agentes da cultura, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade cultural, além da geração de renda, tendo em vista um maior acesso aos recursos públicos por meio dos editais", afirma Marcelo Canuto, secretário estadual de Cultura. 

O diretor de Gestão do Funcultura, Thiago Rocha Leandro, destaca que este ano a ampliação do ciclo de capacitações tem o intuito de democratizar e tornar o edital mais acessível. "Houve um incremento no número de oficinas e estamos mais próximos dos povos tradicionais, oferecendo capacitações para quilombolas e indígenas. Desta forma, acreditamos que conseguiremos avançar na regionalização dos projetos culturais pelo interior do estado". 

NOVAS LINHAS DE AÇÃO -  Nesta edição do edital Funcultura Independente 2013/ 2014, foram criadas novas linhas de ação nas áreas de artes visuais, artes integradas, dança, teatro, circo, literatura, música, ópera e patrimônio, entre outras. As mudanças foram realizadas a partir do diálogo com diversos segmentos da classe artística, que apresentaram propostas buscando novas possibilidades de enquadramento de projetos dentro do edital. Desta forma, linhas que tinham poucas inscrições nos últimos editais foram subtraídas ou desmembradas, e valores foram realocados para as novas modalidades, com o intuito de potencializar os recursos e contemplar as atuais necessidades de cada linguagem artística. 

ACESSIBILIDADE - O edital do Funcultura recomenda que os proponentes busquem ao máximo oferecer estruturas físicas acessíveis e instrumentos de acessibilidade comunicacional, tais como LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e Braille, para pessoas com deficiência, seja auditiva, visual, motora ou intelectual, e para pessoas com mobilidade reduzida. É importante destacar que a nova Resolução da Comissão Deliberativa - nº 02/2013, estabelece que, a partir deste edital, o critério da acessibilidade passa a ser considerado na avaliação do projeto entre os aspectos sociais, influenciando na nota da proposta.

CADASTRO - Para inscrever projeto no edital, o proponente pode ser pessoa física ou jurídica (empresas, associações, fundações), com residência em Pernambuco há no mínimo um ano e ter Cadastro de Produtor Cultural (CPC) atualizado anualmente. O prazo para inscrição ou atualização do CPC para o Edital do Funcultura Independente é até 07 de fevereiro de 2014. O cadastro pode ser feito presencialmente ou com envio de formulário e documentação pelos Correios. A lista com a documentação necessária e os formulários do CPC estão disponíveis no LINK. Durante as oficinas, a equipe também receberá inscrições ou atualizações do cadastro. 

Serviço: Oficina de Capacitação do Funcultura Independente 2013/2014
Facilitador: Liana Gesteira
Data e hora: 22/01 (das 8h às 12h e das 14h às 18h) e 23/01 (das 8h às 12h)
Cidade: Triunfo
Local: Auditório da Prefeitura, Avenida José Veríssimo dos Santos, 365, Centro. 

Informações: 
Diretoria de Formação Cultural - Secult-PE 
Endereço: Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE, CEP 50050-000 Contato: (81) 3184-3109 / 3184-3113
Horário: segunda a sexta das 9h às 12h, e das 14h  às 17h.

Atendimento Funcultura 
Presencial
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h 
Endereço: Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife - Pernambuco; CEP: 50.050-000.

Por telefone
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 
Telefones: (81) 3184-3023/3184-3026 

Email: atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br