Notícias

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2012

Festival Gastronômico do Sertão, sediado em Triunfo/PE, foi um sucesso.

 


22 restaurantes de Triunfo, Serra Talhada e Salgueiro participam do evento, que realiza a segunda edição da Feira Gastronômica Regional. Depois de passar pela região Agreste, mais especificamente pelas cidades de Gravatá, Bezerros e Caruaru, o Festival Gastronômico promovido pelo Senac, Sebrae e Revista Prazeres da Mesa chegou  ao Sertão. Durante os dias 14 e 15 de dezembro, Triunfo recebeu o evento, que integra o projeto itinerante Na Estrada: Sabores de Pernambuco.
 
O Festival Gastronômico do Sertão também contou com a Feira Gastronômica Regional, que foi realizada nos dias 14 e 15 deste mês, reunindo exposição de produtos e produtores locais, além de oficinas de culinária e degustação de receitas.
 
Dentro da programação da feira, foram realizadas aulas com chefs e cozinheiros da própria região e convidados. Nomes como Claudemir Barros, do Wiella Bistrô, Miau Caldas, chef consultora pernambucana, e Cesar Santos, da Oficina do Sabor. 
 
O objetivo do Festival Gastronômico do Sertão é valorizar os ingredientes da culinária local e a gastronomia da região. As ações realizadas pelo Senac e Sebrae incluem uma pesquisa que busca identificar os ingredientes tradicionais daquela localidade, cursos e capacitações para os funcionários dos restaurantes participantes nos municípios de Triunfo, Serra Talhada e Salgueiro, além de um circuito gastronômico que promove os estabelecimentos.
 
“A primeira etapa foi a visita aos restaurantes para adesão ao projeto. Já a segunda, foi a realização de capacitações para os cozinheiros, garçons e os gestores, de cada restaurante. O lançamento do Festival e o jantar ‘magno’ corresponde à terceira etapa com a culminância do prato regional feito pelo chef Rafael Yamaguti juntamente com os restaurantes que estão participando do evento. A próxima  etapa acontece na cidade de Triunfo onde será realizada uma feira gastronômica do festival, com produtores locais, estimulando toda a cadeia produtiva da região”, explicou Morgana.
 
Ainda segundo a gerente, o projeto é um divisor de águas na área de gastronomia. “Muitas vezes acontece do turista ir a um restaurante para provar a comida regional e lá não encontra um prato local. Todos deviam aproveitar a riqueza dos produtos da terra”, observa Morgana.
 
Ao todo, 22 restaurantes dessas três cidades participaram do festival. Todos eles criaram um prato inédito que valoriza elementos da culinária local. O público poderá experimentar os menus de acordo com os horários de funcionamento de cada local.
 
Confira os restaurantes participantes do Festival Gastronômico do Sertão:
 
 
1.      SERRA TALHADA
 
1. Restaurante São Martins
2. O Trivial
3. Pajeú Nordeste
4. Restaurante Dona Auristânia
5. Pizzaria Luar do Sertão
6. Restaurante Panela de Barro
 
2.     TRIUNFO
 
7. SESC
8. Restaurante Baixa Verde
9. Cantina Triunpho's
10. Beto's Bar
11. Restaurante Stella Maris
 
  
3.      SALGUEIRO
 
12. Restaurante Boa Mesa
13. Sal Grill Restaurante
14. Restaurante Plaza
15. Bode das Gemes
16. Gaucho churrascaria
17. Sabor do Sertão
18. Bode Assado do Geraldo
19. Wilson Restaurante
20. Restaurante Fino Sabor
21. Hotel Imperador
22. Restaurante Talismã Hotel