Notícias

Quinta-Feira, 11 de Junho de 2015

8º Festival de Cinema de Triunfo - Marlom Meirelles ministrará, neste ano, a oficina “Mídias Móveis”, que acontece 3 a 8 de agosto

Quem for acompanhar a 8ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, terá a oportunidade de, além de conferir a programação de filmes locais e nacionais, também participar de atividades de formação realizadas antes e durante o evento. A partir desta segunda (8), estarão abertas inscrições para as oficinas de audiovisual da mostra. Serão oferecidas três oficinas: “Crítica de Cinema”, com Marcos Enrique Lopes; “Mídias Livres”, com Marlom Meirelles; e “Oficina de Projetos para o Funcultura do ponto de vista da Produção Executiva”, com Nara Aragão. O prazo para as inscrições segue até o dia 26 de junho. Elas são gratuitas e devem ser feitas online, através do email festivaldetriunfope@gmail.com com o título “inscrição + nome da oficina”, contendo nome completo, contatos (telefone e email) e uma carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina.

Confira as oficinas do 8º Festival de Cinema de Triunfo

CRÍTICA DE CINEMA
(*) Os participantes dessa oficina irão compor o júri popular do festival, conferindo premiação em dinheiro aos filmes.

Ministrante: Marcos Enrique Lopes – Foi colaborador do Jornal do Commercio (PE) como crítico de cinema (1995/8) e coeditor da Agenda Cultural do Recife, no mesmo período. Atuou como Gerente de Audiovisual da Prefeitura do Recife (2002-2008), dirigiu os editais municipais e a Cinemateca Alberto Cavalcanti, além de ter criado mostras e festivais de cinema como o Panorama Recife de Documentário (2004), itinerâncias brasileiras do Festival des Trois Continents (FRA) e do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros. Roteirista, produtor e diretor dos curtas-metragens A Composição do Vazio (2001), Janela Molhada (2010) e Tempo Impresso (2011). Foi consultor técnico do longa-metragem Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues (2002), além de programador dos Cinemas do Parque, São Luiz e Apolo (2002-2010). Foi assessor do I Festival de Cinema de Triunfo (2008).
Objetivo: Trazer discussões específicas sobre o fazer cinematográfico, bem como as diversas linguagens utilizadas pelo audiovisual em suas fases de produção. Para tanto, será estimulado nos participantes a liberdade criativa, bem como o despertar de uma consciência crítica na avaliação das produções cinematográficas, sejam elas de natureza escrita, diversidade da expressão audiovisual ou outra.

Carga Horária: 20 horas/aula
Público-alvo: Estudantes e professores da rede de ensino de Triunfo, à partir dos 16 anos.
Vagas: 20
Horário: 14 às 18h
Período: 27 a 31 de julho
Local: Fábrica de Criação Popular SESC.


MÍDIAS MÓVEIS

Ministrante: Marlom Meirelles – É diretor da Eixo Audiovisual, realizador, fotógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.
Objetivo: A oficina mostra que é possível transformar ideias em filmes, fazendo uso de mídias móveis para a produção de conteúdo. Permite que os alunos possam produzir com recursos próprios após o término das aulas, capacitando-os para a realização em formatos alternativos. Durante as aulas são produzidos curtas-metragens de ficção, documentário ou experimental. A oficina estimula a consciência de que o meio audiovisual é um instrumento de construção da realidade, permitindo que os alunos observem as possibilidades de abordagem, diferentes dispositivos e processos de trabalho.

Carga Horária: 20 horas/aula
Público-alvo: a partir de 13 anos.
Vagas: 20 pessoas
Horário: 14h às 18h
Período: 3 a 8 de agosto
Local: Fábrica de Criação Popular SESC.
Fan Page: www.facebook.com/midiasmoveis.oficinas
Vídeo institucional: https://vimeo.com/94877980


OFICINA DE PROJETOS PARA O FUNCULTURA DO PONTO DE VISTA DA PRODUÇÃO EXECUTIVA

Ministrante: Nara Aragão – É graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e tem Mestrado em Comunicação (UFPE), com dissertação sobre a relação do cinema pernambucano da década de 90 e a cena mangue. Desde 2001 na REC Produtores Associados, tem atuado na produção executiva de diversos projetos da casa desde suas fases de desenvolvimento até o lançamento em salas de cinema. Produtora Executiva do documentário KFZ-1348, de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro e dos longas de ficção Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz (junto a Lívia de Melo), Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes e Tatuagem, de Hilton Lacerda, reúne em seu currículo também diversas experiências com curtas-metragens, entre eles: A vida plural de Layka, de Neco Tabosa, Não me deixe em casa e Solidão Pública, de Daniel Aragão e Véio, de Adelina Pontual.
Objetivo: A oficina pretende capacitar produtores executivos a prepararem projetos para submissão ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura Audiovisual.

Carga horária: 12 horas/aula
Público-alvo: Produtores e realizadores de audiovisual
Horário: 14h às 18h
Período: 05 a 07 de agosto

- See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/audiovisual/festival-de-cinema-de-triunfo-abre-inscricoes-para-oficinas-de-audiovisual/#sthash.KBHX09a0.dpuf