Notícias

Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2014

Começa hoje o 7º Festival de Cinema de Triunfo

Uma semana inteira dedicada ao cinema, em pleno Sertão do Pajeú! De hoje (4) até o próximo sábado (9), diretores, produtores, atores, técnicos e público irão acompanhar um dos mais importantes eventos do audiovisual de Pernambuco e do Brasil. É o 7º Festival de Cinema de Triunfo, que conta com uma programação com mais de 50 filmes, em nove mostras competitivas e especiais. E, mais uma vez, o ponto de encontro é o tradicional Cine Theatro Guarany.

Na cerimônia de abertura, que acontece às 20h, uma homenagem especial à atriz pernambucana Magdale Alves, que estará presente à ocasião. Na sequência, a exibição do filme pernambucano "Amor, plástico e barulho", de Renata Pinheiro, que participa da Mostra competitiva de longa-metragem nacional. Este ano, o festival também renderá homenagens ao artista Nelson Triunfo e ao Patrimônio Vivo de Pernambuco in memorian Fernando Spencer.

Além de longa-metragem nacional, outras mostras fazem parte da programação: as competitivas de Curta-metragem nacional, Curta-metragem infanto-juvenil, Curta-metragem pernambucano, Curta-metragem dos Sertões, e as especiais Feijoada Cinematográfica + Mostra Caldo de Cana, Lotte Reiniger: Pioneira da Animação e a Mostra Cinema na Estrada, que irá até o Alto da Boa Vista, Bairro da Saudade, Bairro do Rosário  Bairro de Santo Antônio.

Além das mostras, todos os dias, de terça (5) até o sábado (9), haverá um bate-papo com os cineastas e representantes dos filmes exibidos no dia anterior, com os homenageados e convidados do festival. Também serão oferecidas ações de formação cultural, como oficinas gratuitas de animação e documentário, na Fábrica de Criação Popular do SESC, instituição apoiadora do festival.

O Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. Entre as novidades desta edição, está o Troféu Fernando Spencer para o melhor curta-metragem filmado em Pernambuco. O presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, destaca que “o legado inquestionável de Spencer, que o fez ser eleito Patrimônio Vivo em 2007, será agora lembrado anualmente, a cada edição do Festival”. O troféu do Festival para as demais categorias é o Caretas, em homenagem às figuras centenárias que saem no carnaval pelo Sertão do Pajeú.

Confira LINK a programação completa do 7º Festival de Cinema de Triunfo.

SERVIÇO
Abertura do 7º Festival de Cinema de Triunfo
Segunda-feira (4), às 20h
Homenagem à atriz Magdale Alves
Mostra Competitiva de longa-metragem nacional
"Amor, plástico e barulho" (Ficção, 85 minutos, 2014, PE), de Renata Pinheiro
Classificação: 14 anos
Cine Theatro Guarany (Praça Carolino Campos, s/n, Centro - Triunfo/PE)