Notícias

Sábado, 14 de Junho de 2014

Triunfo completa 130 anos de Emancipação Política

Em clima de festa, o Município de Triunfo Sertão Pernambucano comemora seus 130 anos com muita festa, inauguração, e anuncio de muitas obras.   Durante toda a manhã e início da tarde de hoje 13 de junho, munícipes comemoraram juntamente com o Prefeito Dr. Luciano Bonfim, os deputados Alberto Feitosa, Sebastião Oliveira e toda equipem de governo, mais um ano de conquistas.

A secretária de educação do município Graça Rabelo, abriu a série de discursos e destacou que “o que antes era utopia, hoje se torna realidade”. Dr. Luciano continuou agradecendo ao ex-governador Eduardo Campos e aos deputados Alberto Feitosa e Sebastião Oliveira, o mesmo frisou que “podemos não ser um governo de todos, mas governamos para todos”. O gestor ainda fez um balanço de 19 ações no município entre elas: O Centro Educacional de Triunfo, Estruturação da Cachoeira do Pinga para incentivar ainda mais o turismo que já faz parte do município, Sinalização Turística que inclusive assinou a ordem de serviço durante as comemorações, bem como da ordem de serviço de reforma do Mercado Público, Convênio do Pipa, entrega de Viatura para a Guarda Municipal, Placa de Aluguel dos Moto Taxistas que regulamentou a situação de mais de 90 trabalhadores para circularem no município, a construção do Terminal Rodoviário que inclusive foi publicado no Diário Oficial de ontem 12 de junho o edital de abertura de licitação para a construção da obra.

Inaguração do prédio do Centro Educacional de Triunfo

O governo municipal em data comemorativa entrega oficialmente no dia de hoje, à população triunfense, uma das mais importantes obras de todos os tempos: o Centro Educacional de Triunfo (CET). Com amplo espaço, a nova Unidade de Ensino possui pátio, quadra poliesportiva coberta e iluminada, espaço de lazer, salas de aula confortáveis, espaços administrativos bem equipados. A obra atende aos padrões do Ministério da Educação, evidenciando assim, um ambiente escolar prazeroso e que dispõe de condições estruturais para ótimo desenvolvimento pedagógico.

O CET fica localizado no Bairro Bom Jesus, local onde funcionava o antigo Matadouro Público. A obra foi realizada em tempo recorde, fruto do trabalho responsável e dignificante dos educadores, gestores e comunidade, que incansavelmente lutaram para que a mesma se tornasse realidade.

Inauguração da estruturação da Cachoeira do Pinga
 
A estruturação da Cachoeira do Pinga para atender visitantes e turísticas foi uma ação da Prefeitura de Triunfo em parceria com a  SETUR/PE (ordem de serviço assinada pelo ex Secretário Dep Est. Alberto Feitosa).

A obra de requalificação do atrativo, garantiu que o atrativo oferte equipamentos de infra-estrutura básica e de apoio para a melhor qualidade nos serviços turísticos da cidade. A obra contempla a implantação de área de estacionamento, construção de escadaria e guarda corpo em todo o percurso da trilha, a construção de 02 quiosques para ser ofertados serviços e produtos e a construção de restaurante com sanitários masculinos e femininos.
 
Está obra é um programa piloto, que será replicado em outros atrativos turísticos da zona rural, mostrando o compromisso da gestão com a estruturação do turismo local.
Ordem de Serviço da Sinalização Turística
 
Assinatura da ordem de serviço da 1ª Etapa da Sinalização Turística dos diversos pontos e atrativos de interesse turístico, no âmbito do Município de Triunfo/PE, obra realizada em parceria com a SETUR/PE através de convênio de financiamento e que têm previsão de conclusão para agosto/2014.

A implantação da Sinalização Turística na Cidade de Triunfo/PE atendendo às orientações dispostas no Guia Brasileiro de Sinalização Turística, e com a execução da obra impactará diretamente na melhoria da infra-estrutura turística, auxiliando no progresso do cenário turístico da cidade, possibilitando maior visibilidade aos pontos de interesse turístico, facilitando a auto-locomoção e informações a turistas e visitantes durante sua estadia, ampliando assim a qualidade dos serviços oferecidos pelo trade turístico municipal. Com a obra serão sinalizados 28 atrativos turísticos da cidade com o total da fixação de 38 placas e 10 tótens com o mapa turístico e de localização, inclusive beneficiando os atrativos rurais como: Cachoeira do Pinga, Pico do Papagaio, Furna da Laje e Cacimba de João Neco.

Assinatura do Projeto de Reforma do Mercado Público de Triunfo
 
A Reforma do Mercado Público de Triunfo visa incrementá-lo de infra-estrutura adequada para expansão da atividade turística e melhoria dos produtos e serviços ofertados. Nesse contexto, o Mercado Público de Triunfo deve passar a ser um atrativo turístico, onde turistas e moradores encontrão lazer e cultura local, além de produtos de primeira necessidade. A execução da obra vai impactar diretamente na melhoria da infra-estrutura turística, auxiliando no progresso do cenário turístico da cidade, organizando e estruturando o destino para melhorar as condições de visitação, dando melhor organização para o desenvolvimento do trade turístico.

A proposta do novo Mercado Público de Triunfo buscou uma requalificação arquitetônica, marcando o mercado na paisagem com uma fachada contemporânea que traduz a arquitetura de seu tempo, ao mesmo tempo em que se insere e se integra com o contexto local, dando edifício o protagonismo que um equipamento como o Mercado Público necessita na vida da cidade, ainda mais uma cidade com um potencial para atividade turística como Triunfo possui.
 
Ao todo, será feita a reforma completa do mercado já existente que possui aproximadamente 911m² e serão investidos da Prefeitura de Triunfo em parceria com o Governo do Estado, através do FEM, um montante de R$ 479.963,93, assim Triunfo vai passar a ter um dos mercados públicos mais modernos do Estado de PE.

Assinatura dos Convênios do PIPA
 
O Programa de Incentivo a Produção Artística Triunfense - PIPA, foi lançado no mês de janeiro pelo prefeito Luciano Bonfim e o Secretário de Cultura, Evanildo Fonseca, garantindo aos artistas e produtores de Triunfo, todas as condições de realizarem novos projetos com garantia de recursos oriundos do Sistema Municipal de Cultura de Triunfo (SMC).

O Município, famoso por ser a terra dos Caretas, foi o primeiro do interior do Estado a criar e implementar um sistema de incentivo à cultura. O Pipa 2014 destinou um total de R$ 60.000,00 para o financiamento de projetos em quatro áreas: Arte, Patrimônio Cultural, Esportes e Turismo.
Entrega das Placas de Aluguel aos mototaxista de Triunfo
 
A Prefeitura de Triunfo junto com o Detran dão continuidade ao trabalho de regularização da classe de mototaxistas no Município. Após oferecer cursos inerentes à capacitação dos motoqueiros, bem como expedir os certificados de que estão aptos para o transporte de passageiros, o Governo Municipal e o Departamento Estadual de Trânsito entregam, oficialmente a primeira placa vermelha a um moto-taxista, na cidade.

Ao todo Triunfo tem hoje 96 Mototaxistas cadastrados e aptos a exercerem as atividades de acordo com as novas regras de trânsito voltadas para a categoria, todos possuem cadastro na Prefeitura Municipal, estão capacitados através de curso específico realizado pelo SENAI, estão usando coletes de padronização, conforme a legislação e as suas motos são vistoriadas, de acordo com os itens de segurança estabelecidos na lei, que regulariza a profissão. Assim, podendo passar mais credibilidade e segurança para todos os usuários desse serviço de transporte.
 
Triunfo é uma das primeiras cidades a regularizar o serviço de mototaxista no Estado de Pernambuco.

Entrega da viatura a Guarda Municipal de Triunfo
 
Para potencializar a segurança dos triunfenses a Prefeitura de Triunfo, através da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito entrega 01 viatura que atuará na corporação da Guarda Municipal de Triunfo realizando serviços de monitoramento do trânsito, nas rondas escolares, nas áreas dos mercados, unidades de saúde, praças da cidade e patrimônios públicos.
 
O veículo irá reforçar a segurança de nossa cidade e, é a população que ganha com isso, pois vai ter a presença dos homens nas ruas, nas praças e áreas públicas, transmitindo maior sensação de segurança a toda população e visitantes.
 
A Guarda Municipal de Triunfo foi criada pelo prefeito Luciano Bonfim em 2013, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da cidade e a proteção do patrimônio público. A Corporação é formada por 12 Guardas Municipais.

Entrega dos Tablets aos alunos destaques do 3º 5º e 9º da rede municipal de educação
 
A iniciativa da prefeitura de Triunfo é incentivar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a se destacarem em suas respectivas turmas.

Entrega do fardamento escolar
 
Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, desde a educação infantil até o ensino fundamental I e II receberão novo fardamento escolar. Serão aproximadamente 2400 alunos contemplados.